Qual é a importância de uma manutenção elétrica preventiva?
Qual é a importância de uma manutenção elétrica preventiva?
O nível da organização da manutenção reflete as particularidades do estágio de desenvolvimento industrial de um país. A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção.
Foi nos países europeus e norte-americanos que a ideia da organização da manutenção se iniciou, devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a palavra manutenção. De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em condições ótimas de operação quando solicitados ou, em casos de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta.
As etapas do sistema:
O funcionamento de um Sistema de Manutenção Planejada é composto das seguintes etapas:
Distribuição das atividades de manutenção (rotinas de manutenção) ao longo de um período considerado como ciclo para a organização. Trata-se da programação, dentro do período básico estabelecido para a organização, das tarefas de manutenção, a partir do planejamento realizado. É a realização, propriamente dita, das tarefas de manutenção programadas.
Consiste no lançamento, em registros próprios, das informações relevantes obtidas durante a execução das atividades de manutenção. Inclui o acompanhamento das atividades em cada nível de operação do sistema, a análise dos resultados obtidos e a apresentação das conclusões decorrentes dessa análise. São os arquivos, caixas, etiquetas e demais materiais utilizados na operação.
Esse conceito é valor da Eletrotil, ao longo de seus 32 anos no mercado.